Projeto de Lei que isenta licença ambiental deve ser discutido pela sociedade civil na semana do meio ambiente

Texto base torna ainda mais fragilizada as normas de proteção ao meio ambiente

Mateus Soares, do CalangoPress, em Palmas 26 de maio de 2021

No dia 5 de junho, sábado se comemora o dia do Meio Ambiente. Sem muito o que festejar, o Brasil ainda oferece de quebra um projeto de lei que flexibiliza a necessidade da licença ambiental para a exploração do patrimônio ambiental.

Uma das mudanças no dispositivo da lei está a retirada do veto dos indígenas. Na lei vigente, as várias etnias possuíam poder para vetar empreendimentos realizados em seus territórios, promovendo uma maior preservação ambiental. 

Caso seja aprovado e entre em vigor, os indígenas e quilombolas não terão mais direito a impedir mudanças em seus territórios e as terras não demarcadas serão excluídas da análise dos impactos ambientais e adoção de medidas de preservação. 

Fernando Amazônia, ecoativista e presidente da Ecoterra com Sônia Guajajara em Brasília

Dentre as novidades da nova lei procedimental estão:

  • Análise de desempenho;
  • Digitalização dos processos ambientais;
  • Compartilhamento de diagnósticos dos projetos;
  • Uniformização do meio ambiente.
Foto de arquivo: Cachoeira da Velha, no Jalapão: Os impactos em vastas áreas do Cerrado podem ser ainda mais intensificadas se o projeto for aprovado

Para o especialista em meio ambiente, ecoativista e presidente da Ecoterra, Fernando Amazônia, a aprovação do novo marco legal da Lei Geral do Licenciamento Ambiental vai mudar a sistemática do licenciamento ambiental brasileiro, causando impactos ainda mais negativos na sustentabilidade do planeta.

Confira a entrevista completa no podcast a seguir: 

Editado por Mateus Soares, estagiário Nujor

Apoio:

Um comentário em “Projeto de Lei que isenta licença ambiental deve ser discutido pela sociedade civil na semana do meio ambiente

Adicione o seu

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑